Como correr sem dor mesmo que você já tenha uma lesão

gait-analysis-featured (2).jpg

VOCÊ É APAIXONADO POR CORRIDA? EU TAMBÉM SOU

A corrida de rua é uma verdadeira paixão – e um vício! – para seus participantes. O barato que traz aquela sensação de euforia e menos ansiedade quando você termina um treino é algo que só entende quem corre.

Junto com essa sensação vem também todo o lado social da corrida, sem contar, claro, com todos os benefícios físicos que todos conhecem da corrida como emagrecimento, condicionamento cardiorrespiratório, força, resistência, etc.

 

É por isso que o fantasma de todo corredor são as famigeradas lesões. As dores que podem surgir durante o treino que nos roubam o prazer da corrida ou mesmo, nos afastam dela.

 

Minha missão de vida como um apaixonado por corrida é proteger você das lesões ou te recuperar e te devolver às pistas para curtir novamente só a parte boa desse esporte espetacular. Vem comigo até o final que eu vou te mostrar como eu vou fazer isso.

A CORRIDA LESIONA MESMO?

Apesar de tantos benefícios a corrida também tem um potencial muito grande de lesionar o atleta. Para você ter uma ideia mais concreta, a incidência de lesões em praticantes de corrida varia de 27% a 70% de todos os corredores. Esse percentual muda de acordo com a quilometragem semanal de treinos. Quanto maior for o volume semanal maior a incidência.

Outros fatores importantes que contribuem com o risco estão a capacidade do corredor de estabilizar o corpo no impacto no solo, a técnica pessoal de cada atleta, o planejamento da corrida, treino de força e o tênis utilizado.

Quanto maior a quilometragem mais importantes esses fatores se tornam. Você precisa se preparar para correr bem, mais longe e sem lesões.

DEIXA EU TE EXPLICAR NESSE VÍDEO PORQUE AS LESÕES OCORREM E A RAZÃO DE TANTAS RECIDIVAS

COMO FUNCIONA A ANÁLISE BIOMECÂNICA DA CORRIDA?

Untitled design - 2021-06-16T164213.182.png
0703-ohead-squat-1441032989.jpg
gait-analysis-featured (2).jpg

BAROPODOMETRIA

São realizadas a baropodometria estática e dinâmica. A estática mostra como os pés recebem as cargas do corpo e como ocorre os deslocamentos do centro de gravidade em pé. A dinâmica registra por onde passa as descargas de peso do corpo durante as diferentes fases de apoio no passo. Esse registro dinâmico associado à análise de vídeo definem seu tipo de pisada e o tênis adequado para sua corrida.

TESTES FUNCIONAIS

Os testes funcionais detectam o controle motor dos padrões de movimento e a competência para realizá-los. Os testes determinam as deficiências do movimento, as limitações e assimetrias correlacionando com os possíveis problemas do atleta. São realizados seguindo uma sequência definida para investigar a mobilidade, a estabilidade e o padrão funcional dos movimentos. Dessa forma tem-se informações preciosas quanto ao controle motor na realização do esporte.

ANÁLISE EM VÍDEO

 O atleta corre na esteira em sua velocidade de treino. As imagens são captadas em vista posterior e perfil. Usamos o software Dartfish Motion Analysis para examinar as características específicas da sua mecânica de corrida que afetam sua saúde e performance. do resultado da análise virão todas as recomendações para os ajustes necessários na prevenção de lesões ou processo de reabilitação de uma lesão existente.

Untitled design - 2022-03-14T110854.263.png

Para quem é a análise?

Trabalho com uma variedade de corredores com diferentes habilidades e níveis. De iniciantes até corredores de elite. A análise, os ajustes biomecânicos e a Reeducação da Corrida beneficiam a todos que desejam evitar que uma lesão ocorra, se recuperar de uma lesão existente ou aprimorar sua técnica de corrida.

Em qual perfil você se encaixa?

  • Pessoas que estão começando a correr e desejam evoluir de forma segura evitando lesões

  • Pessoas que gostam de correr e estão sentindo incômodos ou dor durante a corrida

  • Pessoas que querem saber exatamente a razão da sua lesão e curá-la para voltar a correr.

  • Corredores experientes que desejam melhorar seu desempenho diminuindo seu tempo de prova.

O QUE NOSSOS CLIENTES DIZEM

Na avaliação de corrida que realizei na Ergovitae foi possível detectar as alterações dos  meus movimentos que estavam associados às dores que eu sentia correndo. A partir daí foi planejado o tratamento que resolveu minha lesão e pude voltar a correr sem dor.

Rodrigo Arcoverde - Engenheiro Civil

WhatsApp Image 2022-03-14 at 08.04.53.jpeg

LEONARDO AZEVEDO

Fisioterapeuta formado pela UFPE em 1996, trabalhando com postura e esporte ao longo de mais de duas décadas.

 

Pioneiro no trabalho com Posturologia e Análise Biomecânica da Corrida em Pernambuco. Desenvolveu um método próprio de analisar os corredores e identificar os fatores de sobrecarga na corrida que atingem cada corredor. Assim o planejamento do treino ou da fisioterapia se tornou muito preciso.

Autor do livro Biomecânica da Corrida - análise e ajuste dos padrões de corrida

 

Uma referência nos dois temas em Recife atende pessoas de todo o estado e de estados vizinhos. Indicado pelos profissionais de educação física e pelos fisioterapeutas para analisar seus corredores e pacientes para o diagnóstico postural, produção de palmilhas personalizadas e para a análise biomecânica da corrida. Preparadores físicos e fisioterapeutas dos 3 grandes times de futebol de Recife também enviam os jogadores para a análise biomecânica.

AGENDE SUA AVALIAÇÃO

Só clicar na logo e entrar em contato para agendar sua avaliação

WhatsApp.svg.png

Whatsapp:

(81) 98203-0335

Endereço:

Rua do Chacon 274 sala 307 Poço da Panela, Recife-PE

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon