top of page
heel pain2.png

Palmilha Postural 3D

A solução para sua dor no calcanhar

VOCÊ SENTE DOR NO CALCANHAR?

Você não está sozinho. A dor nos pés é o segundo motivo mais comum pelo qual os pacientes procuram atendimento médico ou fisioterapia. Cerca de 20% da população tem dor no calcanhar neste momento.

Em alguns casos, a origem das queixas pode estar associada apenas ao esforço físico intenso e que se resolve apenas com repouso. No entanto, na maioria dos casos, a dor na região do calcanhar não melhora com o simples repouso e pode ser indicativo de algum problema mais importante. Vamos ver as causas mais importantes de dor no calcanhar.

VEJA AS PRINCIPAIS CAUSAS

FASCITE PLANTAR 

A fascite plantar é uma condição em que o tecido da sola do pé se encontra inflamado ou com uma sobrecarga mecânica. É a causa mais frequente de dor no calcanhar, afetando entre 3,6 e 7,0% da população. É mais comum entre 40 e 60 anos de idade, sem diferença entre homens e mulheres. 

ESPORÃO DE CALCÂNEO

Ela está diretamente ligada a uma sobrecarga mecânica nos pés. Situações como esportes com ciclos repetitivos como a corrida de rua, trabalhos que exigem muito tempo em pé, alterações posturais como pé cavo ou pé plano, hábitos de calçados como o uso de salto alto ou condição física de pouca flexibilidade nos músculos da panturrilha.

Os sintomas principais da fascite plantar são dores fortes na região debaixo do calcanhar e/ou sensação de queimação na sola do pé principalmente nas primeiras pisadas do dia após acordar, após permanecer um período em repouso e voltar a caminhar, após um longo período em pé ou depois de atividade de impacto no calcanhar como correr, jogar futebol etc.

O tratamento, para ser eficaz, precisa atacar a causa da sobrecarga na fascia plantar. Por isso, na maioria das vezes, necessita de uma combinação de tratamento com massagem na planta do pé, exercícios de alongamento muscular, controle das descargas de peso nos pés e ajuste da postura com o uso de palmilhas posturais personalizadas. Assim, a resposta de alívio vem rapidinho e o conforto nos pés volta a fazer parte da sua vida.

O esporão do calcâneo, também conhecido como "entesopatia de calcâneo" ou apenas "esporão", é um tipo de crescimento anormal do osso do calcanhar que acontece embaixo do calcanhar ou atrás, onde o Tendão de Aquiles se fixa no osso. Apesar de muitas pessoas associarem esse problema ortopédico a dores no calcanhar, o esporão do calcâneo é quase sempre assintomático.

A formação de um esporão do calcâneo ocorre quando a fáscia plantar, tecido que reveste a face plantar do pé (sola), faz uma tração excessiva no calcanhar. São as mesmas situações de sobrecarga que foram descritas acima no tópico de fascite plantar.

A dor, então, não é do esporão, mas sim, da fascite plantar que acompanha esse processo de crescimento do esporão. As causas são as mesmas, o comportamento da dor é o mesmo e o tratamento também: relaxamento da fascia, exercícios de alongamento e Palmilhas Posturais 3D para redistribuir as cargas nos pés e alinhar a postura.

TENDINITE DE CALCÂNEO

O tendão do calcâneo, conhecido popularmente como tendão de Aquiles, está localizado na parte de trás do calcanhar. Esse tendão é o mais forte do corpo humano, suportando muitas vezes o peso do corpo e permitindo que o ser humano ande ou caminhe, porque ele conecta os músculos da panturrilha com o osso do calcanhar.

Quando, por algum motivo, esse tendão se torna inflamado, causando dor e incômodo para o paciente, ele recebe o diagnóstico de tendinite do calcâneo ou tendinopatia calcânea. 

 

Uma das principais causas da tendinite do calcâneo é a realização de atividades físicas intensas ou repetitivas. Pessoas que praticam corrida, vôlei e futebol, por exemplo, costumam sofrer com esse problema. Também pode ser causada por Situações como trabalhos que exigem muito tempo em pé, alterações posturais como pé cavo ou pé plano, hábitos de calçados como o uso de salto alto ou condição física de pouca flexibilidade nos músculos da panturrilha.

 

Veja que são as mesmas situações que causam a fascite plantar e o esporão. São tecidos interconectados que auxiliam um a função do outro. Os sintomas têm as mesmas características. A diferença é que no caso da tendinite do calcâneo a dor é atrás do calcanhar. Se o tratamento não for feito de forma adequada e ela se tornar crônica, pode haver ruptura do tendão e ser necessária cirurgia e um longo período de fisioterapia.

 

Mais uma vez, o tratamento é muito semelhante ao descrito para fascite plantar. Muito exercício de alongamento, ajuste do posicionamento do tendão com as Palmilhas Posturais 3D e após a fase dolorosa, treino de força da panturrilha.

CONTATO

WhatsApp.svg.png

Endereço:

Rua do Chacon 274 sala 307 Poço da Panela, Recife-PE

Whatsapp:

(81) 98203-0335

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
bottom of page