Buscar
  • leonardo510

A gravidade é nosso maior desafio

Lutar contra a gravidade representa um desafio gigantesco para nosso controle motor



O maior desafio do sistema locomotor é lutar contra duas grandezas físicas: a gravidade e a inércia. A interação de todo controle motor com essas grandezas físicas definem como nosso corpo se organiza no espaço e mantém o controle postural. O desafio de lutar contra a gravidade exige um sistema complexo de informações sensório-motoras que usam como portas de entrada sensoriais os pés, a oclusão dentária, os olhos e o aparelho vestibular.


A partir das informações captadas do ambiente nessas regiões os centros motores definem as estratégias posturais e enviam as informações para os músculos que vão organizar nossa postura. Qualquer falha nessas regiões que interagem com o ambiente pode produzir desequilíbrios de controle postural com dor associada. A imensa maioria dos desequilíbrios de controle postural são invisíveis a olhos destreinados e muitas vezes são causas de dor na coluna ou membros inferiores.


A avaliação posturológica que investiga o controle tônico-postural e suas associações biomecânicas com lesões esportivas ou as dores do cotidiano pode ser a chave para resolvermos esses problemas.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo