top of page

O pé chato e suas consequências

Os pés desempenham um papel vital na evolução de todos. Suportam nosso peso e absorvem os impactos do corpo no solo a cada passada que damos ao nos locomovermos.

A cada passo que damos os arcos dos pés desabam e tocam o solo esticando os tecidos dos pés que acumulam energia elástica. Esse jogo absorve os impactos e funcionam como molas para nos impulsionar para frente no momento seguinte do passo. Um mecanismo muito eficiente para preservar nossas articulações e economizar energia durante nossos movimentos.

Essa eficiência depende do bom posicionamento dos arcos plantares e da capacidade de mobilidade dos pés. Nos casos de pés planos essa função de absorver impactos e organizar o posicionamento de todo o corpo fica comprometida.


SEUS PÉS SÃO A BASE DE TODO O SEU CORPO


Pé plano é uma condição comum, também conhecida como pé chato, na qual os arcos na parte interna dos pés se achatam quando o peso do corpo é exercido sobre eles. Quando as pessoas com pés chatos se levantam, a sola dos pés caem e tocam o chão.


Queda do arco longitudinal medial
Pé chato

Os pés chatos podem ocorrer quando os arcos não se desenvolvem durante a infância. Também pode ocorrer mais tarde na vida, após uma lesão ou com o processo de envelhecimento.

Geralmente são indolores. Se você não está sentindo dor, nenhum tratamento é necessário. No entanto, se o pé chato estiver causando dor e limitando suas atividades diárias ou esportivas, se torna necessário fazer uma avaliação com um fisioterapeuta especializado.

Algumas pessoas com pés chatos podem ter os seguintes sintomas que pioram com a atividade física:

  • Dor no calcanhar ou na sola do pé;

  • Dor na região interna do tornozelo, algumas vezes acompanhada de inchaço na área;

  • Dor em pontada na região lateral do tornozelo;

  • Dor no joelho ou na coluna lombar.


O melhor momento de tratar é na infância e na adolescência quando a postura está em desenvolvimento. Nesse momento podemos reduzir os efeitos das alterações posturais do crescimento e evitar que problemas maiores surjam mais na frente.

O uso de palmilhas com correção da posição dos calcanhares e dos arcos dos pés ajustam a postura de todo o corpo, controlando as cargas e tensões em tendões e articulações. O efeito desse ajuste no alívio da dor é quase imediato.



Acima o vídeo mostra o projeto da palmilha em software com precisão digital recompondo os arcos dos pés e o alinhamento dos calcanhares. A imagem abaixo mostra a correção do posicionamento dos pés com apenas 30 dias de uso das palmilhas posturais em uma adolescente.



Resultado do uso de palmilhas por 30 dias

AGENDE UMA AVALIAÇÃO GRATUITA















213 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page