top of page

VOCÊ TEM METATARSALGIA?

Essa é uma das queixas mais comuns nos consultórios de ortopedia e fisioterapia. A metatarsalgia se refere a dor sentida embaixo da cabeça dos metatarsos, região que corresponde a almofadinha na frente dos pés. Os estudos mostram que cerca de 80% da população sadia um dia vai apresentar alguma queixa relacionada ao antepé.

Em 90% dos casos de metatarsalgia a causa é mecânica. Fatores como esforços repetitivos, uso de calçados com salto ou com bico estreito, pés cavos, sobrepeso e deformidade nos dedos são algumas possibilidades de causas mecânicas comuns que levam a metatarsalgia.


VEJA AS PRINCIPAIS CAUSAS


SOBRECARGA POSTURAL

Algumas pessoas tem seu centro de gravidade projetado para frente deslocando o peso que deveria estar nos calcanhares para o antepé que passa a receber uma carga anormal. Essa sobrecarga é a causa da dor postural no antepé e pode produzir a queda do arco transverso do pé, que outra causa de dor postural da metatarsalgia. Esse desvio postural é identificado na avaliação física e na baropodometria computadorizada.


teste de baropodometria
Baropodometria

O arco transverso do pé é formado pela cabeça dos 5 metatarsos. Com sua queda, as cabeças do 2º ao 4º metatarsianos passam a tocar o solo, colocando carga em estruturas que não deveriam recebê-las. O apoio anormal dos metatarsianos provoca a formação de calosidades nessa região e metatarsalgia crônica.


Calos no pé por sobrecarga mecânica
Calos por sobrecarga mecânica


O ajuste postural em ambos os casos é a solução para normalizar as cargas na frente dos pés. Esse ajuste é feito com estímulos na Palmilha Postural 3D que trazem o centro de gravidade para o local correto e elevam o arco transverso anterior do pé. É muito importante também reduzir o uso de calçados com saltos que projetam o centro de gravidade para frente.


NEUROMA DE MORTON

O neuroma de Morton é uma condição caracterizada pelo espessamento do nervo interdigital plantar, normalmente relacionado à sobrecarga local ou a pequenos traumas repetidos (que ocorrem quando andamos). Geralmente fica localizado entre as cabeças dos 3º e 4º metatarsos (esses ossos estão antes do 3º e 4º dedos, respectivamente). Mas não é necessariamente a única localização, pode ser encontrado em todos os espaços interdigitais.


Neuroma de Morton
Neuroma de Morton


O neuroma de Morton é mais comum no sexo feminino, ao redor dos 50 anos de idade. Porém, não é uma patologia exclusiva de mulheres, estima-se uma proporção de 4 mulheres para 1 homem. O uso de sapatos de bico fino, salto alto ou calçados de solado fino e duro está relacionado a um trauma maior durante a marcha, e dessa forma, ao neuroma de Morton.


Quem tem essa condição sente dor na sola do antepé. A dor do neuroma pode irradiar para os dedos que são inervados pelo nervo interdigital plantar, com uma sensação de queimação, formigamento ou choque.

O tratamento tem como foco aliviar as cargas e as compressões no antepé e abrir espaço entre os metatarsos para que o nervo interdigital não sofra atritos e compressões. Isso traz um grande alívio. Conseguimos isso de forma muito eficiente reduzindo muito o uso de calçados com saltos e com bicos estreitos, além do uso de Palmilhas Posturais que abram espaço entre os ossos do metatarso.


COMO AS PALMILHAS POSTURAIS FUNCIONAM

 Seus pés são a maior fonte de informação sensorial para o cérebro controlar o tônus muscular e o alinhamento das articulações. Qualquer desequilíbrio no posicionamento dos pés ou nas descargas de peso do corpo sobre os pés, as informações enviadas ao cérebro são fracas ou imprecisas. Nesses casos, a resposta motora de controle postural também é ruim levando ao aumento das tensões musculares em alguma região e desalinhamento articular. O resultado é uma postura corporal ruim que levará a um gasto de energia excessivo para manter o corpo contra a gravidade. Isso é cansativo!

A alteração da postura corporal pode levar a uma estratégia de projeção do corpo para frente sobrecarregando os metatarsos que não devem receber mais de 20% do peso corporal em cada um dos pés. Quando a carga excede esse valor cronicamente surgem os quadros de metatarsalgia.

 

Quando ajustamos o controle postural com o estímulo certo na palmilha, as articulações ficam alinhadas e o as descargas de peso do corpo voltam a ocorrer nos locais adequados. Assim, as atividades do seu cotidiano e esportivas ocorrem sem sobrecargas permitindo que você trabalhe, faça esporte e se divirta sem sofrimento. 


VEJA COMO É FEITA A AVALIAÇÃO E A PRODUÇÃO DA PALMILHA POSTURAL 3D



AGENDE UMA AVALIAÇÃO GRATUITA



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page